No espaço para produtores
Escrito por Luciana Grillo, de Passos
O Sindicato Rural de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra inaugurou, (17/10), uma sala de prova e classificação de café para uso dos produtores rurais do município. A sala estará disponível para todos os associados do Sindicato Rural de São Roque e poderá ser utilizada por produtores não associados, bastando entrar em contato com o sindicato. Além disso, o espaço será usado para a realização de cursos oferecidos pelo Sistema Faemg Senar, especialmente aqueles ligados à área de café.
Pedro César Alexandre Balsamão, membro da diretoria do sindicato, explicou a importância dessa iniciativa. “Junto à diretoria, tivemos a ideia de criar um espaço para o produtor poder classificar e provar o seu café, uma nova sala de prova de café que será utilizada para a classificação e degustação da bebida, além de servir como local de treinamento para produtores e interessados na área”.
Capacitação de Produtores com a Oficina de Barista
Após a inauguração oficial, foi realizada uma oficina de barista, ministrada pelo instrutor do Sistema Faemg Senar Pedro de Lima Pinto. “O objetivo da oficina é apresentar aos produtores e demais participantes o universo do café, com foco na preparação da bebida”, explicou Pedro. O curso abrange desde a extração ideal dos componentes do café até a criação de drinks à base de café.
O barista, segundo Pedro, é um profissional especializado no preparo da bebida em sua forma mais refinada. “Ele domina todos os métodos de preparo do café, seja por pressão, gravidade ou infusão, e também é capaz de criar drinks à base de café. O foco do barista é sempre extrair o melhor sabor da bebida”, comentou. Esse conhecimento será transmitido aos participantes da oficina, com o intuito de agregar valor ao produto final dos produtores da região.
A iniciativa reflete o compromisso do Sindicato Rural e do Sistema Faemg Senar em promover a qualificação dos produtores e incentivar o desenvolvimento da cafeicultura local, elevando a qualidade do café produzido na região da Canastra.
Fonte: FAEMG SENAR