domingo, 27 abril 2025

Rotas da Canastra são destaques na WTM Latin America



Sabores do queijo e do café, além das belezas naturais da Serra encantaram os profissionais da indústria de viagens e turismo, durante evento realizado em São Paulo

Por Thiago Carvalho (Stark)

Empresários que atuam com turismo gastronômico, de aventura e de experiência na Serra da Canastra participaram de uma missão promovida pelo Sebrae Minas na WTM Latin America, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é considerado o maior encontro para empresas de viagens e turismo da América Latina e reúne compradores, influenciadores e profissionais do setor.

O objetivo da missão foi divulgar as rotas turísticas da Serra da Canastra, criadas no fim do ano passado, em pitches (apresentações curtas) dos produtos turísticos para compradores. Essa ação ocorreu no estande do Sebrae Nacional, em que cada empresário que atua em uma das seis rotas turísticas existentes no estado – Rota da Canastra; Rota Queijo do Serro; Café do Sul de Minas; Vulcânica; Caparaó; e Café do Cerrado Mineiro – tiveram dez minutos para falar sobre seus produtos e atrativos.

Para o empresário Wallace Melo, proprietário do Complexo Paraíso, que possui chalés, pousada e restaurante numa região com oito cachoeiras, em Delfinópolis, o pitch “foi um momento importante para apresentar o turismo sustentável praticado pelos empreendimentos da Canastra e para mostrar a importância que o setor tem para a economia local, fomentando a geração de empregos”, frisa.

Por meio da estratégia Check in Turismo, o Sebrae Minas apoia municípios e empreendedores na concepção e estruturação das experiências que compõem as rotas, na qualificação dos negócios e no acesso a mercados, por meio da divulgação dos produtos em eventos do setor, como a WTM. “Essa é uma grande oportunidade de mostrar o que a Serra da Canastra tem de melhor, numa feira que alcança empresários do turismo de toda a América Latina. Desejamos que mais pessoas façam as nossas rotas e impulsionem o turismo nas cidades da Canastra”, destaca a analista do Sebrae Minas Carolina Alvim.

Rotas da Canastra

As Rotas da Canastra fazem parte de uma iniciativa apoiada por produtores rurais, Sebrae Minas e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e reúne os atrativos turísticos de São Roque de Minas, Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, Tapiraí e Vargem Bonita.

As Rotas valorizam os produtores locais e oferecem aos visitantes uma experiência sensorial completa: a beleza da cadeia de montanhas da Canastra, o frescor das cachoeiras, os queijos, o mel, a charcutaria, o aroma do café especial, a cultura e a generosidade do povo mineiro. Hotéis, fazendas, produtores de queijo e café, restaurantes, artesãos, empórios e comércio local foram mapeados pelo Sebrae Minas para elaboração de dois percursos diferentes que compõem as Rotas da Canastra.

Vulcânica e Caparaó Mineiro

Duas novas rotas turísticas foram lançadas durante a WTM Latin America. Os novos produtos estão ancorados na vocação cafeeira de Minas Gerais e fazem parte da estratégia de diversificação da oferta turística do estado, um trabalho liderado pelo Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

A Rota Vulcânica inclui experiências gastronômicas, sensoriais, culturais e de contato com a natureza nos municípios de Andradas, Caldas e Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. Já a Rota Caparaó Mineiro engloba os municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz, localizados na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
thiago.stark@sebraemg.com.br

Fonte: Agência Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?