O roteiro contempla produtores de queijo, café, cachaça, doces, hospedagens, pousadas rurais além de paisagens naturais.
Por Rodrigo Franco, g1 Centro-Oeste de Minas — São Roque de Minas
A Rota Turística da Canastra foi lançada no início deste mês durante a 36ª do Festuris, a maior feira de negócios de turismo da América Latina, sediada em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Anseio antigo de produtores rurais e profissionais que atuam com o turismo na região, a iniciativa foi estruturada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Estado e Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). A Rota Turística do Queijo do Serro também foi lançada durante a feira no Sul do país.
O propósito do projeto é potencializar e fomentar o turismo de experiência associado à produção e a valorização dos produtos locais, atrativos naturais e culturais, e busca se posicionar no mercado, estimulando o fortalecimento do turismo nas regiões.
As rotas da Canastra
Para que os visitantes tenham uma jornada de sabores e experiências, a Rota da Canastra une a tradição dos queijos, do café e das paisagens naturais que compõem a Serra da Canastra.
Uma das rotas é a “Águas do Velho Chico”, que passa pelas cidades de Piumhi, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Ver mapa acima.
O roteiro contempla conhecer os locais de produção de queijo, café, cachaça e doces. Também mostra as hospedagens, pousadas rurais e os atrativos naturais.
Outra rota é “Experiência Canastreiras”, concentrada em Delfinópolis. O roteiro também conta com visitas aos locais de produção de queijo, café, cerveja, doces.
Pousadas rurais, artesanato e os atrativos naturais integram a rota.
Para Higor Freitas, gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), a expansão das rotas vai acontecer aos poucos, potencializando e incrementando novos atrativos ao longo do tempo.
“A ideia é que, assim que a rota for tomando corpo, a gente vá projetando novas ações”, comentou Higor Freitas.
Para Carolina Alvim, analista técnica do Sebrae Minas, o lançamento visa promover o ecoturismo na região, além de destacar os produtos únicos da Serra da Canastra.
“Nosso objetivo é diversificar a oferta turística, estruturando experiências que ressaltem a riqueza de Minas Gerais, a cultura local, a gastronomia e o nosso jeito de ser mineiro. Com a beleza natural do Parque Nacional da Serra da Canastra”, contou a analista.
Queijo e café da Canastra
Com dois séculos de tradição, o Queijo Canastra teve seu registro de Indicação de Procedência concedido em 2012 pela Associação dos Produtores do Queijo Canastra. Reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil, sua produção é valorizada como uma atividade tradicional.
Segundo o Sebrae, anualmente, mais de 6 mil toneladas são feitas por cerca 800 produtores e vendidas para todo país.
A região da Canastra também obteve a Indicação Geográfica do café no ano passado, na modalidade Denominação de Origem. A região é responsável por uma produção de 750 mil sacas de 60 quilos por ano, apontou o Sebrae.
Fonte: G1