segunda-feira, 7 abril 2025

Família de viajantes chega à Serra da Canastra para gravar documentário e se encanta com a beleza: ‘Nunca vimos nada igual’



Após uma breve passagem em 2022, os irmãos Bruno e Paula, acompanhados dos pais, Marcos e Marta, decidiram retornar para uma imersão de três semanas e, desta vez, eles vão explorar cada detalhe e registrar a experiência em um documentário.

Por Anna Lúcia Silva, g1 Centro-Oeste de Minas — São Roque de Minas

A família Rist, de Santa Catarina, que há três anos percorre o Brasil em busca de paisagens, histórias e novo sabores, chegou na última semana a São Roque de Minas, na Serra da Canastra, e se encantou com o que viu.

Depois de uma passagem rápida em 2022, os irmãos Bruno e Paula, acompanhados dos pais, Marcos e Marta Rist, decidiram voltar para uma imersão de três semanas — e, desta vez, vão registrar tudo em um documentário.

“Já viajamos por 22 estados e nunca vimos nada igual. A Serra da Canastra é um destino completo. Muito mais completo do que imaginávamos. Aqui tem cachoeiras de águas cristalinas, estradas que parecem saídas de um filme e uma culinária mineira que é uma das melhores do Brasil”, contou Bruno.

Imersão na Canastra

Com o objetivo de mostrar o Brasil de forma autêntica e profunda, a família decidiu dedicar um tempo maior à Serra da Canastra para explorar não apenas os pontos turísticos, mas também as histórias locais.

“Dessa vez, vamos nos aprofundar mais. Nosso documentário vai englobar fauna e a flora, entrevistas com moradores, vamos retratar de forma ampla a cultura da região”, explicou Bruno.

Para os viajantes, a Serra da Canastra oferece experiências que vão além dos roteiros tradicionais.

“Muita gente pensa que é um destino para dois ou três dias, mas, na verdade, dá para ficar semanas explorando. Tem cachoeiras incríveis, trilhas, vilarejos históricos e, claro, o famoso queijo canastra, que é um dos melhores do mundo”, disse Bruno.

Família com projeto de rodar o Brasil está na Serra da Canastra — Foto: Heber Antônio/Divulgação

“Além das paisagens, as pessoas daqui têm muito amor e brilho no olho pelo o que elas fazem”, comentou Paula.

“Para mim, duas das cachoeiras mais bonitas do Brasil ficam aqui: a Casca d’Anta e o fundão”, completou Marcos.

A família também destacou as paisagens que deixam a viagem ainda mais impressionante. “As estradas, a flora, fauna, as cachoeiras, a Serra da Babilônia. Tudo é impressionante, parece cenário de filme. E cada nova trilha nos leva a um lugar ainda mais surpreendente”, relatou Bruno.

“É um lugar que sempre vou ter vontade de voltar. Aqui tem uma energia incrível”, afirmou Marta.

Família tem registrado a passagem pela Canastra em um documentário — Foto: Heber Antônio/Divulgação

Uma paixão que virou projeto de vida

A paixão por explorar o Brasil nasceu há muito tempo. Bruno e Paula cresceram viajando com os pais. Mas foi em 2018, durante um jantar em família, que a ideia do projeto tomou forma.

“Inspirados por pessoas que estavam ganhando dinheiro viajando, pensamos: ‘Por que não montar algo nosso?’ Eu sempre gostei de fotografia, minha irmã já editava vídeos, e nossos pais tinham saúde para embarcar nessa aventura. Então, decidimos criar o ‘Rolê Família’, que é o nosso perfil nas redes sociais”, contou Bruno.

A ideia não saiu do papel de imediato. Foram quatro anos de planejamento, aprendizado sobre fotografia e vídeos, e um estudo profundo sobre como monetizar um projeto de viagens.

Após economizar recursos, a família deu início ao sonho em março de 2022, com um objetivo claro: explorar os 26 estados brasileiros e mostrar o potencial do turismo nacional. Desde então, já passaram por 22 estados, visitaram mais de 150 pontos turísticos e registraram cada passo nas redes sociais.

“Queremos continuar mostrando o Brasil além dos roteiros convencionais. O Nordeste, por exemplo, não é só praia; tem a Chapada Diamantina, a Chapada das Mesas, Quixadá, Serra da Capivara. Lugares incríveis que precisam ser mais conhecidos. Minas Gerais não se resume a cidades históricas e a Serra da Canastra é uma grande prova disso”, finalizou Bruno.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?