fbpx
quinta-feira, 21 novembro 2024

Minas encanta o público e tem ‘um dos estandes mais visitados’ no Festuris Gramado



Legenda: Minas encanta o público e tem ‘um dos estandes mais visitados’ no Festuris Gramado | Foto: Leo Bicalho/ Secult MG

A participação mineira no evento contou com o lançamento das rotas do Queijo da Canastra e do Serro e foi marcado por intervenções artísticas, culturais e gastronômicas

As Rotas da Canastra têm como objetivo promover o turismo sustentável e proporcionar experiências autênticas na região da Serra da Canastra, destacando a riqueza natural, cultural e gastronômica desse território. Organizado com o apoio do Sebrae Minas e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o projeto conta com parcerias da APROCAN, ACANASTRA, ATESCAN, SICOOB Sarom e das prefeituras locais.

As duas primeiras Rotas da Canastra foram lançadas no Festuris, tradicional festival de turismo de Gramado. A rota “Águas do Velho Chico”contempla um roteiro com atrações e experiências nos municípios de Piumhi, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Já na rota “Experiências Canastreiras”, as atrações são em Delfinópolis.

Por Vinícius Brito

O turismo em Minas Gerais une a natureza e a cultura para atrair os visitantes e tem “gastronomia e festas como carros-chefes”, de acordo com Leônidas Oliveira, secretário de Cultura do estado.

Esse projeto ficou evidente na participação mineira na 36ª edição do Festuris Gramado, que aconteceu nessa sexta-feira (8) e nesse sábado (9) na Serra Gaúcha. O estande de Minas foi um dos preferidos pelos visitantes da feira, marcada fortemente pela reconstrução do Rio Grande do Sul após as trágicas enchentes de 2024.

Um dos estandes mais visitados

A reportagem da Itatiaia conversou com dois parceiros comerciais que estavam no estande de Minas Gerais no Festuris: Flávio Madureira, do receptivo Minas Gerais UAI, e Tiago Duarte, da Park Tour. Flávio recebe turistas levados para Minas por Tiago.

“A gente vem para encontrar os parceiros. Hoje, o contato com o parceiro é via telefone ou WhatsApp. Aqui a gente fala cara a cara, conhece novos clientes e faz novos amigos. O contato cara a cara, o aperto de mão e o abraço são diferentes. Você sente a empolgação da pessoa”, conta Tiago.

Flávio, que é mineiro, não esconde a empolgação ao ver as belezas do estados expostas no evento. “O estande de Minas é o que mais estoura aqui na feira. Um dos mais importantes para o segmento do turismo brasileiro. Minas não perde para Gramado, não, porque temos muita cultura e gastronomia”, comemora.

Os parceiros comerciais Tiago Duarte e Flávio Madureira | Foto: Vinícius Brito/ Itatiaia

A paulista Amanda Souza, de 24 anos, também passou no estande mineiro e aproveitou para degustar os queijos, que considerou como uma experiência “sensacional”. “Provei todos os Queijos aqui. Incríveis. Gostei muito do da Canastra. O estande tá lindo e muito aconchegante. Preciso visitar Minas depois desse queijo que provei”, diz Amanda.

Lançamento das rotas do Queijo da Canastra e do Serro

Um dos grandes destaques da programação mineira no Festuris foi o lançamento das rotas do Queijo da Canastra e do Serro pelo Governo de Minas em parceria com o Sebrae.

A iniciativa faz parte da campanha da candidatura dos Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que será avaliada em dezembro.

Fonte: Itatiaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?