fbpx
terça-feira, 3 dezembro 2024

Associação comemora 30 anos com Encontro de Companhias de Reis, em São Roque de Minas



A Associação São José do Barreiro, de São Roque de Minas (MG), em comemoração de 30 anos de fundação, promove o 1º Encontro de Companhias de Reis. O evento será realizado no dia 3 de agosto, às 13h, na Praça Cesário Pereira de Sousa.

Segundo informação da associação, as companhias de reis interessadas poderão se inscrever por meio do telefone (37) 9 9871-1351.

De acordo com o diretor da entidade, Ernandes de Almeida, a comemoração terá início com uma missa celebrada pelo padre Antônio e, em seguida, ocorre a apresentação das companhias e do ‘Viola na Praça’, com shows musicais.

Associação comemora 30 anos com Encontro de Companhias de Reis, em São Roque de Minas – Foto: divulgação

“A viola na praça já virou tradição. Há dois anos promovemos o evento com um intervalo de dois meses entre as realizações”, afirmou.

Segundo Ernandes, o festejo é tradição com com mais de 100 anos na região. “Tivemos a iniciativa de promover esse primeiro encontro de companhia de reis aqui em São José do Barreiro e esperamos cerca de oito companhias e 400 pessoas no evento”, disse.

Segundo afirma o diretor, a Associação São José do Barreiro atua ativamente em vários segmentos e foi relevante na defesa dos produtores rurais, durante o processo de desapropriação dos 200 mil hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra.

“Com muita união e determinação hoje somos parceiros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além disso, temos representantes ativos no conselho construtivo do Parque Nacional”, ressaltou.

“A associação é representada no Conselho Municipal de Saúde e na Secretaria de Cultura e Turismo de São Roque, onde foi contemplada, neste ano, pela lei Paulo Gustavo. Com essa contemplação, conseguimos um som e alguns instrumentos para os eventos do ‘Viola na Praça’ e da ‘Companhia de Reis’” informou Ernandes.

Cultura

Segundo a representante da instituição, Vanessa Aparecida Vilela, o evento do Encontro de Companhias de Reis para comemorar os 30 anos da associação é de extrema importância para a cultura da região da Serra da Canastra.

“As folias de reis são um patrimônio artístico realizado pelos Canastreiros, arte passada de geração para geração, sendo uma cultura tradicional que conta a história dos Três Reis Magos indo ao encontro do menino Jesus, em forma de versos cantados, esculpidos, de acordo com o modo de vida, o que deixa as folias de Reis da Serra da Canastra com características marcantes e uma identidade única que as diferenciam de outras folias existentes em Minas Gerais e no restante do Brasil”, relatou Vanessa. (Clic Folha)

Fonte: Folha Regional Jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?